J.M. Coetzee (1940- ): "Desonra" (1999)

CITAÇÃO:


''Ele fala italiano, fala francês, mas italiano e francês de nada lhe valem na África negra. Está desamparado, um alvo fácil, um personagem de cartoon, um missionário de batina e capacete esperando de mãos juntas e olhos virados para o céu enquanto os selvagens combinam lá na língua deles como jogá-lo dentro do caldeirão de água fervendo. O trabalho missionário: que herança deixou esse imenso empreendimento enaltecedor? Nada visível."




RESUMO:

O livro conta a história de David Lurie, um professor universitário do departamento de literatura, mas que ensina no curso de Comunicação. No inicio do livro David se mostra como um professor recluso, não contente com sua profissão. Ele tem encontros semanais com uma prostituta, a qual depois de um tempo encerra suas atividades e interrompe esses encontros que já aconteciam a cerca de um ano. David passa então a perseguir-la, encontrando um número de telefone para tentar continuar esses encontros. Ela o evita até que ele acaba cedendo e passa a encontrar outras prostitutas. O personagem, então, oferece carona para uma aluna do curso de teatro, que faz a disciplina que ele ministra como eletiva. Nessa carona ele a convida para jantar e eles passam a noite juntos. Depois de um tempo nessa relação, em que o professor passa a ir na casa da estudante sem ser convidado, insistindo em mantê-la, ele acaba sendo denunciado na reitoria da universidade pelo pai dessa aluna. O professor passa por um inquérito onde ele é recomendado a fazer uma retratação do ocorrido, pedindo desculpas a aluna, para assim, receber uma pena branda. Entretanto, ele se opõe a pedir desculpas ou assumir tudo como um erro. Ele admite ter mantido relações com a aluna e a ter abonado suas faltas, e é então demitido da universidade.

A partir de então, a leitura toma um outro rumo. O personagem decadente em sua carreira universitária, vai para uma cidade do interior, passar um tempo com sua filha, Lucy. Sua filha havia há alguns anos ido morar com sua companheira em uma fazenda, onde plantava e tinha um canil. Tinha como fonte de renda a venda de plantas na feira da cidade e tinha como ajudante o trabalhador rural Petrus. David passa a trabalhar com uma médica veterinária responsável pelo abatimento de cães que possuem doenças ou má formações. Um dia, voltando de um passei pelo campo, a casa é invadida por três assaltantes que matam os cães de Lucy, trancam David no banheiro, tocam fogo em seu corpo, e estupram Lucy. David que sobreviveu com queimaduras superficiais no rosto, porém com uma deformação na orelha, insiste para que Lucy abandone a vida no campo. Lucy se nega a sair de lá, e a relação de ambos começa a ficar insuportável. Em uma festa na casa de Petrus, os dois reconhecem um dos assaltantes entre os convidados. David o ameaça, mas Petrus o protege, ao dizer que eles havia se enganado.

Depois de muitas brigas com Lucy, insistindo para que abandonassem a fazendo, David volta para a cidade, onde vai encontrar o pai da menina com que teve relações. Nesse jantar David tenta se retratar, tenta esclarecer o que havia acontecido, mas o pai, um religioso, apesar de todas as cordialidades, diz que David está sofrendo as consequências de atos inconsequentes. Ao voltar para sua casa na cidade, a encontra arrombada, com todos os pertences roubados. Ele passa a viver com o pouco dinheiro que lhe resta, comendo poco, sobrevivendo. Ao ligar para sua filha descobre que ela está grávida, fruto do estupro, e que o estuprador mora com Petrus ao lado da casa de Lucy. Ela se nega a abandonar sua casa, acha que tudo que passou é o preço a se pagar por ser mulher e querer viver em uma fazenda na africa. David passa a morar em um vilarejo perto da casa de Lucy que decide ter o bebê, vender a fazendo a Petrus, mas continuar morando na casa onde vive.

CURIOSIDADES:

  • J.M. Coetzee, nascido na Cidade do Cabo, tem dois bacharelados: em língua inglesa e em matemática.
  • O escritor trabalhou como programador de computadores enquando escrevia sua tese sobre Ford Madox Ford.
  • Em 2002 Coetzee emigrou para a Australia onde até hoje ensina na Universidade de Adelaide.


OPINIÃO:

O livro é muito fluído, a escrita de Coetzee te envolve e te leva para o ambiente das relações acadêmicas, assim como mais adiante para o interior da Africa do Sul. Diversos momentos nos pegamos concordando e discordando do personagem, como um exercício de empatia. As metáforas que o texto apresenta quando mostra a relação do personagem com os animais, ou a relação dele com sua filha, já que ele havia se relacionado com uma aluna de idade semelhante são muito bem elaboradas. Depois de ler Desonra tenho vontade de conhecer mais do autor. 


0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram